2. PARAFINA
A parafina é comumente utilizada para fabricação de velas, ceras, tintas, vernizes, explosivos, material elétrico e etc.
Utilidades
No LAMEM, a parafina vem sendo adotada, de maneira inédita, na técnica de parafinização com a finalidade de conservar e preservar ossos e encéfalos. O laboratório optou pelo uso da parafina devido à sua baixa toxicidade e ao seu alto custo-benefício.
Instruções de manuseio
- Derreta a parafina em banho-maria, após, deixe os ossos imersos por aproximadamente vinte minutos à meia hora, retire os ossos da parafina e espere esfriar, após, retire os excessos de parafina das bordas dos ossos e está pronto!
- Tome cuidado para não se queimar com a parafina líquida, além disso, o vapor do derretimento pode causar dores de cabeça, náuseas, desorientação, tosse, irritação na garganta, efeitos anestésicos e vômito.
- Utilize luvas, jaleco, máscaras e óculos de proteção, para evitar acidentes.
Em casos de acidentes
- Inalação: Remova a pessoa para local arejado.
- Contato com a pele: Em caso de queimaduras, lave a área afetada com água corrente até que o material saia por completo da pele.
- Contato com os olhos: Enxágue com água por 15 minutos, se utilizar lentes de contato, retire-as com cuidado e continue o enxágue normalmente. Em caso de queimadura, procure atendimento médico de emergência.
- Ingestão: Não provoque vômito, enxágue a boca com água e procure atendimento médico de emergência.
Em caso de dúvidas ou acidentes contate o CIATOX: 0800 643 5252.