O IMPACTO DA MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
AUTORIA DE: Ian Takimoto Schmiegelow¹; Christopher Nedel Christofoletti¹; Adriano dos Santos²; Vilma
Bernardes²; Francisco Santos Nascimento Júnior²; Fábio Aureliano Rafael².
1. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
2. UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC, Brasil.
Contato do autor principal: ian0204@gmail.com
Introdução: As aulas de anatomia sempre se mostraram uma barreira, uma “prova de fogo” aos estudantes de Educação Física da UFSC, causando estresse e colocando pressão no processo de aprendizagem. Diversas variáveis influenciam nisto. Ex: a disciplina é ministrada no primeiro semestre do curso, e os alunos não estão acostumados ainda ao ritmo de estudos que o ensino superior exige; a própria natureza da disciplina requer tempo e dedicação para
compreensão satisfatória. Isto, somado ao fato do curso dispor de apenas um semestre, com carga horária de 4 horas/aula semanais para todo o conteúdo de anatomia sistêmica, resultam em altos índices de reprovação. Dos que obtêm nota suficiente para aprovação, muitos logo esquecem o que foi ensinado, demonstrando baixa retenção do conteúdo tanto das aulas teóricas, quanto práticas.
Objetivo: Descrever o impacto positivo da experiência como monitor de anatomia ao graduando em Educação Física.
Relato de experiência: Ao ver-se na posição de monitor; ser questionado constantemente pelos alunos, não só de seu curso, mas também de outros de maior nível de exigência (entre eles medicina), onde os professores cobram um
número maior de estruturas; o discente notou que precisava se qualificar para poder transmitir conhecimento de maneira satisfatória. Era necessário estudar mais, e dominar o conteúdo de tal forma, até sentir-se apto a não só repeti-lo, mas fazer-se entender. O resultado de tal esforço foi a maior compreensão não só sobre as estruturas já vistas em seu curso, mas também de muitas outras. Tal aprofundamento e o exercício do ensino permitiu uma visão mais ampla do funcionamento articular e das ações musculares, melhorando o desempenho futuro em disciplinas como Biomecânica, Cinesiologia, Fisiologia do Exercício, Avaliação e Prescrição de Exercícios, entre outras.
Conclusão: A permanência no laboratório, somada ao constante exercício do ensino para outros discentes, mostrou-se uma valiosa experiência, resultando em um aprendizado muito mais aprofundado do que o realizado enquanto cursava a disciplina de Anatomia Humana. Tal aprendizado foi, e ainda é, aplicado nas mais diversas áreas de seu curso, mostrando-se como uma importante etapa na formação acadêmica. Em suma, a monitoria em anatomia permitiu ao estudante mais tempo e oportunidades para aprender o conteúdo denso e vasto presente no corpo humano, qualificando sua graduação e fazendo destacar-se entre seus pares, abrindo mais portas em seu futuro profissional.
Descritores: Monitoria em anatomia. Anatomia e educação física. Formação discente.