6. FORMOL
Formol (ou Formaldeído) é um composto utilizado para conservação, principalmente na embalsamação de cadáveres.
O formol é cancerígeno e a exposição prolongada gera graves problemas respiratórios, tais como DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e Câncer.
Utilidades
O MOR não utiliza mais o formol como solução para imersão de cadáveres; a técnica foi substituída pela glicerinização. Atualmente, o formol é empregado como fixador, por meio de uma punção na artéria femoral do cadáver, através da qual é injetada uma quantidade suficiente de formol para atingir todos os tecidos do corpo. Após esse procedimento, torna-se necessário realizar um processo de desidratação em álcool 92º, para que outras etapas de fixação e manutenção possam ser aplicadas. O LAMEM realiza esses procedimentos a fim de manter a integridade das peças anatômicas ao longo dos anos de uso.
Instruções de uso
- O formol é um componente extremamente volátil e tóxico; é necessário utilizar máscaras com filtro para formaldeído durante o seu manuseio e ósculos de proteção.
- Utilize luvas adequadas para o manuseio, pois o formol é absorvido pela pele.
- Utilize avental ou jaleco impermeável.
Em casos de acidentes
- Intoxicação por inalação de vapores: retire a pessoa para um local arejado e coloque-a deitada de modo que a respiração não seja prejudicada. Procure atendimento médico de emergência.
- Contato com a pele: lave a área afetada com água corrente por vários minutos. Se persistirem sintomas de dermatite, procure atendimento médico de emergência.
- Contato com os olhos: lave imediatamente com água corrente. Se estiver usando lentes de contato, retire-as com cuidado. Procure atendimento médico de emergência.
- Ingestão: não provoque vômito. Procure atendimento médico de emergência.
Em casos de dúvida ou acidentes, contate o CIATOX: 0800 643 5252