RESTAURAÇÃO DE ESQUELETO HUMANO NO PROJETO DE EXTENSÃO “USO DAS TÉCNICAS ANATÔMICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM”
AUTORIA DE: Gabriela Roecker Schleicher¹, Thayná Ventura¹, Thiago Medeiros Rocha¹, Christopher Nedel
Christofoletti¹, Lívia Felício Andrade¹, Diego Martins¹.
1. Departamento de Ciências Morfológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Autor correspondente: gabrielarschleicher@gmail.com
Introdução: O estudo do sistema esquelético é essencial para profissionais da saúde e no meio científico, visto que os ossos são importantes na sustentação, proteção, armazenamento de minerais e produção de células sanguíneas¹. Como atividade didática do projeto de extensão intitulado “O uso de técnicas anatômicas para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem em Anatomia – 7ª edição”, foi proposto a restauração de um esqueleto humano do acervo didático do laboratório de anatomia – MOR/CCB/UFSC. Esse esqueleto possui 30 anos de uso, doação da Universidade de São Paulo na década de 80, com acúmulo excessivo de poeira, verniz, além de ossos danificados e faltantes.
Objetivo: Restaurar um esqueleto humanodo acervo didático da Universidade Federal de Santa Catarina.
Método: A restauração seguiu as seguintes etapas: desmontagem; limpeza, inicial com auxílio de pincéis e remoção das camadas excessivas de verniz com solventes, preservando a integridade dos ossos; reparo; conservação e montagem. Para o reparo dos ossos danificados, utilizou-se porcelana fria. Os ossos faltantes, como falanges das mãos e dos pés, foram substituídos por ossos naturais, compatíveis com a estrutura anatômica do esqueleto. Após a restauração, para conservação dos ossos foi realizada a parafinização, uma vez que a técnica proporciona, por meio do alto poder de penetração, maior resistência ao impacto e intempéries, facilidade para a limpeza e maior impermeabilização. Os ossos foram imersos em um recipiente contendo parafina derretida e, posteriormente foram retirados com auxílio de espátulas e pinças. O material foi armazenado até a completa solidificação da parafina e início da montagem do esqueleto, com uso de alicates, furadeiras e arame.
Resultados: A restauração permitiu a recuperação de importantes estruturas ósseas danificadas, o clareamento e limpeza dos ossos, além de proporcionar experiência prática valiosa aos membros do projeto. Também conscientizou quanto a importância da manutenção e preservação dos materiais didáticos, o que contribui na melhoria da qualidade do ensino de anatomia.
Conclusão: A atividade do projeto de extensão foi benéfica para os membros, com valorização das técnicas anatômicas no processo de ensino e aprendizagem, com integração da teoria com a prática; ao ensino da anatomia, destacando a importância da conservação do acervo, o que garante melhores recursos para o estudo da disciplina.
Descritores: Anatomia. Esqueleto humano. Osteologia. Restauração.