A IMPORTÂNCIA DO MUSEU DE ANATOMIA E MORFOLOGIA HUMANA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E A PESQUISA
AUTORIA DE: ¹Julia Regina Tochetto; ²Adriano dos Santos; ³Christopher Nedel Christofoletti; ⁴Fábio Aureliano Rafael; ⁵Francisco Santos Nascimento Júnior; ⁶Vilma Bernardes.
¹Acadêmica do curso de farmácia na Universidade do Vale do Itajaí, estagiária do laboratório de anatomia e morfologia humana. Contato: julia.tochetto@univali.br.
²Fonoaudiólogo, professor especialista na disciplina de anatomia humana da graduação da área da saúde na Universidade do Vale do Itajaí. Contato: adrianosantos@univali.br.
³Educador físico, técnico de laboratório de anatomia da Universidade Federal de Santa Catarina. Contato: christophernedel@gmail.com.
⁴Biólogo, professor especialista na disciplina de anatomia humana na graduação da saúde na Universidade do Vale do Itajaí. Contato: fabiorafael@univali.br.
⁵Enfermeiro, professor especialista na disciplina de anatomia humana na graduação da saúde na Universidade do Vale do Itajaí. Contato: francisco.junior@univali.br.
⁶Esteticista, especialista em tricologia e terapias capilares e técnica do laboratório de anatomia da Universidade do Vale do Itajaí. Contato: vilmabernardes@univali.br.
Introdução: Dentre as ciências morfológicas, a anatomia humana se destaca pela sua relevância no que diz respeito à saúde, através do estudo do cadáver humano. Sendo assim, se faz necessário o preparo e produção de peças anatômicas para o desenvolvimento dessa ciência. O Museu de Anatomia da UNIVALI é um exemplo notável dessa missão, especialmente no ensino da morfologia humana e comparada, que também tem função social no que se refere ao contato da academia com a comunidade, possibilitando que pessoas fora do âmbito acadêmico conheçam o trabalho desenvolvido e sua importância.
Objetivos: documentar o crescimento do patrimônio do museu de anatomia, destacar as técnicas que inovaram na preparação das peças, e analisar o impacto dessa coleção na formação acadêmica e na comunidade.
Metodologia: Foi realizado um relato de experiência do museu, fundado em 1980, e de sua expansão ao longo dos anos. Foram investigadas as técnicas empregadas na preservação e exposição das 421 peças anatômicas, destacando as técnicas de diafanização, técnica de Giacomini, entre outros. Além disso, foi avaliado o uso educacional e científico dessa coleção, incluindo o evento Opção Profissional por Área (OPA).
Desenvolvimento: O Museu de Anatomia da UNIVALI começou com um entorno de 40 peças. Ao longo dos seus 44 anos de história, o laboratório desenvolveu técnicas próprias de preservação e conservação de material, expandindo consideravelmente seu repertório. Hoje, o museu conta com um rico conjunto de materiais, armazenados em acrílicos feitos sob medida. Esse acervo tornou-se uma referência no estudo da anatomia humana e comparada, abrangendo diversas espécies e sistemas biológicos.
Resultados e Discussão: O impacto do museu é notável tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público em geral, recebendo visitantes de escolas de todos os níveis de ensino, além de grupos como o Corpo de Bombeiros e organizações sociais. O museu realiza, em média, 143 visitas anuais e recebe uma média de 1.200 visitantes durante o OPA. Esses números mostram sua importância como ferramenta de aprendizado e de divulgação científica.
Conclusão: O Museu de Anatomia da UNIVALI é um espaço imprescindível para o ensino de anatomia e para a promoção do conhecimento científico. Sua coleção serve não apenas para a formação de estudantes, mas também para envolver o público geral, estimulando a doação de corpos para fins científicos e incentivando o interesse pelo estudo do corpo humano.
Descritores: Anatomia; Museus; Corpo humano.


